quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Conteúdo, Tendência e Zeitgeist

Não é difícil percebermos padrões em filmes e séries de tv lançados na mesma época. Quem não lembra da fase "vampiros", com filme após filme - talvez o mais popular sendo os da série Crepúsculo - aparecendo nas telonas e nas telinhas?

É um fenômeno interessante, que faz nós nos perguntarmos: as séries de TV estão refletindo valores e demandas do público? Ou é a própria indústria do entretenimento que cria tendências? Talvez um pouco dos dois - o tal do zeitgeist, o espírito do tempo. Idéias flutuam no ar como ondas, às vezes vêm de dentro de nossas cabeças, mas às vezes as captamos como antenas. Essa reflexão Matthew-McConaugheysiana com vibes de True Detective foi só um preâmbulo muito pseudo-profundo para apresentar-lhes o seguinte!!!





Todo ano, o mercado do entretenimento aqui* dos EUA entra em frenesi. É a chamada "pilot season", a temporada aonde os canais encomendam (ou não) pilotos de séries que têm potencial para serem desenvolvidas. Esse não é o fim do processo: muitos pilotos produzidos - a maioria, na verdade- não vira série. Mas, por sermos produtores de conteúdo, achamos importantes pelas razões enumeradas acima (vide preâmbulo pseudo-profundo) estarmos de olho no que tem chamado a atenção dos tomadores de decisão.

Família, como vemos, está em alta. Séries cômicas de meia-hora centradas em família foram o grande destaque da temporada. Vale lembrar que Modern Family está em sua enésima temporada, e continua sendo um sucesso. A recém-lançada série Fresh Off The Boat, sobre uma família de asiáticos que se muda para os EUA, já é sucesso de público de de crítica.

Séries policiais não surpreendem, mas vale notar a popularidade de shows biográficos. Será que se trata do novo fenômeno de reciclagem de conteúdo, já visto nos cinemas, e já tratado aqui no blog?



Nenhum comentário:

Postar um comentário