quinta-feira, 23 de junho de 2011

Chico Bastidores

Muito trabalho pouco post. A vida é assim mesmo. Mas para movimentar um pouco as coisas por aqui, vale falar sobre o assunto da semana: o lançamento do novo disco de nosso megaultrablaster compositor e cantor Francisco Buarque de Hollanda (o nome do disco é Chico).

O assunto foge um pouco de transmedia storytelling, mas vale ser mencionado devido às questões sobre direitos autorais que ele levanta.

A Biscoito Fino, selo do novo disco do querido Chico, resolveu inovar na sua campanha de lançamento. Aproveitando a força das comunidades de fãs do cantor dos olhos de ardósia na internet, prometeu, para quem fizesse a pré-compra do disco, conteúdo exclusivo. Você pode entender melhor a promoção neste site.

Belo plano, certo? O resultado foi positivo. Quase 10% da tiragem inicial foram vendidos nas primeiras 24h.

Acontece que a UOL, achou que tinha o direito de divulgar em seu site o tal conteúdo exclusivo. Só faltou combinar com a Biscoito Fino, com o Chico Buarque e com os fãs que pagaram para ter acesso, comprando o disco na pré-venda. Resultado: o conteúdo exclusivo se espalhou por aí e, obviamente deixou de ser exclusivo.

O consolo para os fãs é que, quem comprou o disco na pré-venda, vai recebê-lo antes de todo mundo. O lamento para nós é perceber que uma empresa séria resolveu apostar nas novas mídias para lançar um produto e outra resolveu que lucraria em cima do trabalho alheio.

Mas fica a questão: apesar da falta de respeito, não teria esse imbróglio todo ajudado a circular mais informação sobre o disco na web e, consequentemente, aumentado as vendas? E outra: o fã não prefere comprar o produto oficial, desde que o preço seja justo?




Lot of work, not a lot of posting. That’s life! However, to get things moving this week, we thought we should talk about this week’s hot topic in Brazil: the release of the new album of our megaultrablasteruber composer and singer Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque), named Chico.

The subject is a little off of transmedia storytelling, but it deserves mention because of the issues it raises related to copyrights.

Biscoito Fino, Chico’s new album’s the record label, decided to innovate during Chico’s launching campaign. Using the strength of the fan community on the web, the label promised exclusive content for whoever pre-bought the album. You can understand the campaign better on the following website.

Great plan, right? And with great results. Almost 10% of the first ‘batch’ was sold in the first 24 hours.

It just so happens that UOL, a Brazilian internet provider, thought they had the right to disclose this exclusive content on their website. The only problem was: they forgot to ask Biscoito Fino, or Chico Buarque himself, or the fans that spend money in order to have access to that exclusive content. The result was: the exclusive content started spreading and, obviously, ceased to be exclusive.

The consolation for those fans is that they’ll have access to the album before everyone else. What’s sad for us is noticing that, while one company bet on the power of new medias to launch a new product, another decided to profit on top of other people’s work.

But the question lingers: despite the disrespect UOL showed in doing this, hasn’t this whole situation helped circulate more information about the album and, as a consequence, increased sales? Another question: won’t the fan rather buy the official product, as long as the price is just?

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