quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Quem riu? As 6 maiores bilheterias nacionais de 2014




A Ancine publicou um informe preliminar com os números do cinema nacional no ano de 2014. Nele há diversos números interessantes.

O primeiro deles diz respeito à bilheteria total do cinema nacional. Ela sofreu uma queda de 32% em número de ingressos vendidos. Em 2013 registramos um recorde de 27,8 milhões e ano passado a marca atingiu apenas 19 milhões.

Sinceramente, não sei se a queda foi tão grande quanto os números sugerem. Ano passado teve Copa e eleições. Quem não lembra? Isso com certeza afeta um pouco a cota de "conteúdo nacional" que o público está disposto a consumir. Mas o fato é que os filmes estrangeiros reverteram o movimento de queda que apresentaram em 2013.

Entretanto, houve crescimento no parque exibidor, com a abertura de 182 novas salas. Esse é um dos tais gargalos da nossa indústria. Vamos esperar que essa tendência continue.

E agora... ao conteúdo. Os 6 filmes nacionais que ultrapassaram a barreira de 1.000.000 de espectadores são comédias! São eles:

- Até que a sorte nos separe 2
- O candidato honesto
- Homens são de Marte... e é pra lá que eu vou
- S.O.S mulheres ao mar
- Muita calma nessa hora 2

Isso pode significar um monte de coisas. Pode ser que a cultura televisiva do brasileiro acabe transbordando para as salas de cinema tornando o filme cômico mas bem aceito para a maioria. Ou então, por serem filmes com um custo de produção menor, a produtora pode investir mais em outras áreas fundamentais que, em geral, são deixadas de lado aqui no Brasil como casting, desenvolvimento (ok, vai sonhando) e lançamento.

Interessante é notar a colocação de 2 continuações na lista, bem como a presença de uma franquia gerada a partir de um livro que fez grande sucesso de vendas. O mercado esse ano mostrou que foi melhor quem ousou menos, sem demérito nenhum. Pelo contrário, para mim, apostar em franquias também faz parte da maturidade da indústria.

Fato é que no Brasil fazer os outros rirem parece ser um bom negócio. Pelo menos no cinema. Para ver os números completos acesse o link.


Nenhum comentário:

Postar um comentário