segunda-feira, 25 de abril de 2011

Adaptação X Transmedia X Transmedia Storytelling - Parte I

Adaptação X Transmedia X Transmedia Storytelling - Parte I


A pretensão aqui não é definir o que é exatamente nenhum destes conceitos. Como bons elementos da pós-pós-modernidade, ou seja lá como vai chamar o tempo histórico que nós vivemos, eles são efêmeros, mutáveis, flexíveis e por aí vai.

Já li em alguns blogs que Transmedia Storytelling não é exatamente uma coisa muito nova. Eles alardeiam: A Bíblia já era transmedia storytelling! Hein?

Bem... os argumentos para isso são bem contundentes. A Bíblia (Antigo Testamento e Novo Testamento) traz um si a construção de um universo complexo, onde diversas histórias se desenvolvem. Elas possuem diversos elementos que hoje utilizamos para a concepção de uma nova série animada para a TV, por exemplo.

Como? Vamos lá. O universo complexo, como eu já falei: expectativas messiânicas, perseguição romana, acontecimentos místicos. Tudo isto compõe a diegese (estou usando este termo para deixar o Ruy Guerra orgulhoso) onde os judeus atravessarão o Mar Vermelho a pés enxutos, ou Jesus Cristo irá multiplicar o pão, ser crucificado e ressuscitar no terceiro dia. É por tanto um universo que possui unidade e possibilita o desenvolvimento de diversas histórias nele. Cabe ressaltar que todas elas possuem uma estrutura narrativa mitológica exemplar. Não fosse assim, não teriam durado até os dias de hoje. Eis a força de uma história bem contada.

Mas voltando a nossa questão, outro elemento presente nas histórias da Bíblia e que também é recorrente nos atuais transmedia storytelling contents é a subjetividade, eleita por Henry Jenkins como um dos 7 princípios nucleares do transmedia storytelling.

Exemplo? Pense nos 4 Evangelhos. Neles, cada um dos autores conta suas versões dos fatos sobre a passagem de Jesus pela Terra. Alguns acontecimentos são retratados em mais de um autor, inclusive. Mas cada um deles, embora rodeando a mesma ação dramática, apresentam características próprias.

Dei aqui dois exemplos – a complexidade do universo bíblico e a subjetividade - , mas tenho certeza que podemos encontrar muito mais.

Ei! Então os tais blogs estão certos!

Na minha humilde opinião, nem tanto. A Bíblia apresenta certas características comuns ao transmedia storytelling. Com a exceção de uma. Justamente aquela que diferencia esta modalidade de contar histórias das demais: o fato de ser transmedia!

A Bíblia apresenta todo seu conteúdo em um livro. Esta é a mídia que ela utiliza e somente esta. Os discursos que padres, pastores e teólogos fazem em cima do que está escrito na Bíblia não fazem mais parte dela. O livro sagrado cristão, em termos de conteúdo, termina no Apocalipse.

Portanto, embora seja uma excelente fonte para nós roteiristas da Era de Aquarius pesquisarmos, a Bíblia não é um conteúdo de transmedia storytelling.

No próximo post: E adaptação? Não seria uma forma de transmedia storytelling?


Adaptation x Transmedia x Transmedia Storytelling – Part I

We do not intend to define exactly what each of these concepts mean. As any good post-modern element – or whatever name we chose to give to the era we’re living in – these concepts are changeable, flexible, so on and so forth.

I’ve read in some blogs that Transmedia Storytelling is not exactly a new concept. They warned us: “The Bible was already Transmedia Storytelling.” Say, what?!

Well… Fact of the matter is they have damn good arguments to prove their points. The Bible contains an extremely complex universe where the stories develop. These stories carry many elements that nowadays would be used, for example, in a new animated TV series.

How? I’ve already talked about the complex universe. Messianic expectations, Roman persecutions, mystical phenomena. All this results in the plot where Jews can cross the Red Sea without getting their feet wet, or Jesus Christ multiplying bread, dying on the cross and resuscitating three days later. It is, therefore, a universe that contains unity and allows the development of such stories. It is also important to notice that all of these stories carry an exemplary mythical structure. If it weren’t for that, these stories wouldn’t survive until now. And that, my friends, is the power of a well told story.

Another element present in Bible stories and that can also be found in contemporary examples of transmedia storytelling contents is subjectivity, chosen by Henry Jenkins as one of the seven core concepts of transmedia storytelling. Example? Think of the four Gospels. Each author tells their version of the facts about Jesus Christ’s passage on Earth. Some of these events appear in more then one Gospel. But each one, even though they have the same dramatic action, shows specific characteristics.

I have given two examples, but more can be found, for sure. For example, Henry Jenkin’s concept of performance!

Hey! The blogs were right!

In my humble opinion, not really. The Bible shows certain characteristics common to transmedia storytelling. With one exception. The exact one that differentiates this type of storytelling from any other: the fact that it is, ta-da, transmedia!

The whole content of the Holy Bible is all in one book. That’s the media the Bible uses, and only that. Speeches and interpretations priests, pastors and theologians make of the Bible do not belong in it. The Holy book finishes on its last page.

Therefore, even though the Bible is a great resource for us , the story tellers of the the Age of Aquarius, we can not call it transmedia storytelling content.

And, on our next post: what about Adaptations? Are they a manifestation of Transmedia Storytelling?

Nenhum comentário:

Postar um comentário