Não há dúvida de que a forma como consumimos conteúdo vem mudando rapidamente - tão rapidamente quanto o avanço da tecnologia. A internet, como já discutimos várias vezes aqui no blog, democratizou a distribuição de novos conteúdos. Produtos audiovisuais que, muitas vezes não teriam outra forma de serem exibidos, acham, na web, uma forma barata para divulgar seu produto. O modelo também é vantajoso para o público que, muitas vezes, podem assistir a esses novos e ousados produtos gratuitamente.
O problema vem a seguir. Muitas vezes, essa distribuição não rende frutos financeiros necessários para a sobrevivência do próprio produto em questão. E aí surge a pergunta: como capitalizar esse novo conteúdo?
A webserie americana High Maintenance parece ser um bom estudo de caso.
A série, que acompanha um rapaz, interpretado pelo genial Ben Sinclair, que é um "entregador de maconha" (a palavra "traficante", por mais que seja tecnicamente correta, carrega um peso social que não cabe na dinâmica da série), que, a cada episódio, vai fazer a entrega de seus produtos para diferentes personagens de Nova Iorque.
A série é simples, realista, engraçada, triste, bem escrita e bem atuada. Não foi a toa que, instantaneamente, virou um queridinha da crítica (vale a leitura da crítica que saiu na respeitada New Yorker aqui) e do público. Mas logo se viu com um problema. Distribuída de graça pelo Vimeo, a série não estava conseguindo gerar receita o suficiente para se manter no ar.
A própria Vimeo, percebendo o potencial da série, e de olho na concorrência (Netflix, Amazon, Hulu), fez algo que nunca havia feito antes: bancou a produção de uma temporada de High Maintenance que, agora, passou a ser paga. Isso mesmo: agora é necessário comprar o passe para a temporada para assistir episódios novos.
Nasce, assim, o Vimeo On Demand.
A opinião de nós, da Ponto e Vírgula? Vale cada centavo.
Confira a série aqui:
https://vimeo.com/ondemand/highmaintenance
terça-feira, 3 de março de 2015
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